Publicado inicialmente em 2010 pela Artes&Ofícios, “aurum Domini – O ouro das Missões” conquistou o prêmio Narrativa Longa da Associação Gaúcha de Escritores em 2011.
Como toda obra, o livro tem várias fontes: pesquisas históricas, destacadas pela historiadora Carla Renata Antunes de Souza Gomes na orelha da primeira edição, viagens, leituras e filmes. Não é à toa que uma das referências é o filme “Caçadores da
Arca Perdida”, de 1981, a obra Simões Lopes Neto e “O Gaúcho”, de José de Alencar. E a esse emaranhado se somam lembranças da escritora, tão poderosas quanto a História Formal.
Em algum lugar no interior do Rio Grande do Sul, em 1846, Francisco Livre, peão sem destino, se envolve com Adélia Dias Fonseca, uma órfã acolhida pelos padrinhos, donos de uma fazenda. Se o romance de ambos parece fadado ao fracasso por conta dos costumes sociais da época, tudo se complica quando surge um documento, o aurum Domini, uma espécie de mapa que servirá, a quem conseguir compreendê-lo, como um guia para um lendário tesouro jesuíta perdido no pampa: a Casa de M’bororé.
Entre o amor e aventura, os jovem precisam enfrentar um inimigo decidido à tudo para conquistar o tesouro… e a tomar Adélia como mulher.
Sugestão de nível de leitura: leitores a partir do 9º ano
A obra estará em promoção até o dia 20 de Setembro. Leitores podem retirar o livro na Feira do Livro do Chalé da Praça XV, em Porto Alegre. Entregas via Correio serão encaminhadas após essa data.
#aurumdomini #oourodasmissões #sãomigueldasmissões #tesouromissioneiro
Livraria que comercializa a obra independente da autora gaúcha Simone Saueressig.